Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria


 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria, tendo o deputado Abimael Santos como um dos membros. Essa iniciativa inédita tem como objetivo principal promover uma maior aproximação entre o setor industrial e o poder legislativo, visando o desenvolvimento econômico do estado.

A instalação desta frente parlamentar representa um marco significativo, uma vez que possibilitará uma maior sensibilidade por parte dos legisladores na aprovação de projetos de lei que beneficiem a indústria pernambucana. Além disso, a Frente tem como propósito ouvir as principais necessidades do setor, buscando soluções e políticas públicas que promovam o crescimento sustentável e a competitividade das empresas locais.

De acordo com o deputado Abimael Santos, a criação desta frente é fundamental para fortalecer o diálogo entre o setor produtivo e o poder legislativo, garantindo que as demandas e interesses da indústria sejam devidamente representados e considerados nas decisões políticas. "Estamos empenhados em trabalhar em conjunto com os empresários e demais colaboradores para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco", ressaltou o parlamentar.


Com Informações do Gabinete do Dep. Estadual Abimael Santos 


Balanço: 10 pessoas são assassinadas em Pernambuco durante 24 horas

 

DHPP – Foto: Rafael Vieira/DP.

Registrados 10 homicídios nesta quinta-feira (18) em Pernambuco, sendo 2 no interior e 8 no Grande Recife. Neste mês de abril, são 190 assassinatos. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.184 pessoas.

Em Paranatama, no Agreste, um jovem foi assassinado a tiros no Povoado Alto da Serra. Fabiano Félix Caxeado, 20 anos, estava em casa com a companheira, quando dois homens encapuzados arrombaram a porta e executaram o rapaz. Os assassinos filmaram o homicídio e levaram os celulares do jovem e da companheira.

Em Caruaru, policiais da Malhas da Lei prenderam nesta quinta-feira, no bairro José Liberato, um homem acusado de ter participado do assassinato do personal trainer Rodrigo da Gama Souza, 37 anos. O crime aconteceu dentro de uma academia no dia 20 de fevereiro do ano passado.

Contra Hugo José Alves da Silva, 37 anos, havia um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela Vara Privativa do Júri de Caruaru. Ao todo, seis pessoas foram identificadas durante a investigação da Polícia Civil, entre elas, o mandante e o executor.

Jornalismo Liberdade

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do Festival do Jeans 2024

Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Toritama, anunciou de forma oficial mais atrações do Festival do Jeans 2024 (FJT), que acontece de 01 à 04 de maio. A cantora de forró Solange Almeida, a banda Forró Vumbora e os cantores Adriano Estigado e Lipe Lucena foram confirmados na grade de shows do evento.


A programação já contava com algumas atrações confirmadas, entre elas, as cantoras Raphaela Santos e Tayara Andreza, o cantor Pablo do arrocha, que vai celebrar os seus 20 anos de sucesso. Recentemente os cantores Nadson ferinha e Henry Freitas que estão em grande ascensão nacional, também foram confirmados no evento.


Esse ano, os shows do FJT acontecem às margens da BR-104 em frente à Prefeitura de Toritama.

 

Série B de 2024 terá transmissão de três canais na TV aberta; saiba onde irão passar os jogos do Sport

 Acordo foi fechado nesta quinta-feira (18), restando dois dias para o começo do campeonato


(Foto: REPRODUÇÃO DA INTERNET)

Após uma longa novela e muita negociação, o acordo para transmissão da Série B foi fechado restando dois dias para o início do Brasileirão, nesta quinta-feira (18). Com o novo arranjo, o torneio será televisionado por seis plataformas diferentes.

Na tv aberta, os jogos passarão na: Globo, Band e TV Brasil. Na tv fechada, serão no Sportv e Premiere, enquanto o Canal Goat transmitirá no Youtube.

No ano passado, os jogos estavam restritos apenas à Band e ao Premiere, pelo acordo feio pela Brax. Naquele cenário, cada clube receberia R$ 11,5 milhões pelos direitos de imagem, mas o grupo rompeu o contrato, alegando descumprimento de acordo.

É que a Globo já tinha os direitos de transmissão do Santos antes da queda do time para a Série B. Com isso, foi necessário haver uma renegociação e a emissora carioca também entrou no circuito, fazendo com que houvesse uma redistribuição de canais para atingir a cota estipulada.

Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, as negociações entre a Globo e a CBF se complicaram por conta de conflitos de direitos. A emissora entendia que alguns dos jogos destinados ao SporTV teriam seus direitos comprometidos por não serem mais exclusivos.

Após dois dias de intensas conversas, as partes chegaram a um acordo, com a distribuição dos jogos pelas seis plataformas mencionadas.

Homem é preso após agredir a própria mãe com pedradas, em Santa Cruz do Capibaribe

 


A Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe deteve um homem acusado de agredir sua mãe a pedradas no bairro Malhada do Meio, especificamente na terceira etapa do conjunto habitacional. A mulher foi atingida na cabeça e levada para a UPA 24h.

Esta foi a primeira vez que ele agrediu diretamente sua mãe, embora já tivesse danificado objetos anteriormente. O suspeito, que já tinha histórico criminal por tráfico de drogas e usava uma tornozeleira eletrônica, tentou fugir rompendo o equipamento durante o confronto.

Os agentes o levaram para a delegacia para as providências legais.

Da redação do Blog Vertentes Notícias Com informações do  Bruno Muniz

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR ENVIAR CAIXA DE CERVEJA CONTENDO MAÇOS DE DINHEIRO AO SECRETÁRIO DA FAZENDA DE PERNAMBUCO

 A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (18), um homem que ofereceu vantagem indevida em dinheiro ao secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson de Paula, configurando assim o crime de corrupção ativa.

A denúncia que levou a prisão do suspeito partiu do próprio secretário Wilson de Paula, que após receber, na tarde da última quarta-feira (17), em sua residência, uma caixa de cerveja contendo em seu interior um pacote com várias cédulas no valor total de R$ 49.996, comunicou o fato imediatamente ao secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, pedindo apuração rigorosa.

A Gestão Raquel Lyra condena e não vai tolerar nenhuma tentativa de atos de corrupção contra qualquer integrante do governo.

O homem já está à disposição da Justiça, onde passará por audiência de custódia.

Um historiador no meio do inferno – Por Éverton Aragão

 

Permanecer dez dias num hospital psiquiátrico, testando todos os seus limites de sanidade. À primeira vista, não podemos imaginar haver uma proposta mais indecorosa: se passar por uma pessoa com graves problemas mentais, provocar sua própria internação em um hospital psiquiátrico, sem previsão de alta, e tentar obter as informações mais detalhadas possíveis sobre as condições do local. Em 1887, aos 23 anos de idade uma jovem estadunidense chamada Elizabeth Jane Cochran, que utilizava o pseudônimo Nellie Bly, não se intimidou.

Durante dez dias e dez noites ela lidou com situações de transtornos de humor e de personalidade. No caso de Nellie Bly, a corajosa jornalista, o problema não estava apenas nos maus-tratos causados aos pacientes, mas em uma falta de conhecimento em relação aos transtornos, levando pessoas típicas serem julgadas por especialistas, que pouco entendiam sobre os casos ali tratados, como em um tribunal policial.  Mesmo assim, e se fazer nenhum esforço para seguir a representação dentro do manicômio, sua situação era a mesma de algumas outras pacientes: “Falei e agi exatamente como faço no dia a dia. Por incrível que pareça, quanto mais eu agia e falava com lucidez, mais louca me consideravam”.

Quando decidi viver em Santa Cruz do Capibaribe e quando decido todos os dias permanecer neste lugar sou tomado por muitos momentos de dúvida e tensão, o sentimento é de provocar-me e impor a si próprio um desafio semelhante ao de Elizabeth – Tomar coragem. Se dispor a entrar em um local inquietante. Dividir espaço e experiências com o diferente. Se manter lúcido e buscar alguma resposta.

Não se sabe ainda ao certo quando os historiadores se transformaram de inimigos do governo em inimigos do povo, mas essa conversão certamente representa um tipo de inferno terreno; palpitações, sudorese nas mãos e pés, palidez no rosto e para estender a lista de indecências fisiológicas, as interjeições argumentativas:

– “O Brasil nunca viveu uma ditadura militar, mas um regime militar”.

– “Saudades da ditadura militar, quem reclama é vagabundo”.

Refletindo, penso ser mais sensato não impor algo visivelmente claro. Mas deixar dizer uma coisa: no momento em que os homens se colocam na ala dos insanos, não podemos fazer nenhuma tentativa de continuar a cumprir o papel que nos compete. Devemos, então, falar e agi da mesma forma como fazemos no dia a dia.

A cidade, e, nela as pessoas que vivem e pensam politicamente, junto com a imprensa deveriam repensar a maneira como transmite o conhecimento histórico, valorizando mais os historiadores que hoje são inimigos declarados de um povo que tem pouco, ou nenhum, apreço pela memória dos muitos que foram excluídos da História.

No centro das muitas contradições, diante das abstrações sociais e educacionais, há uma vaga certeza: Santa Cruz do Capibaribe é um pesadelo que se vive de olhos abertos. E então, uma vez dentro dessa cidade, me pergunto – Como viver? E depois? Como sair?

Éverton Alves Aragão é professor de História e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico Santa-cruzense (IHGS)

PF cumpre mandados contra contrabando de eletrônicos e lavagem de dinheiro

 

Operação da PF cumpriu mandados de busca (Foto: PF)

A Polícia Federal em Pernambuco e a Receita Federal
deflagraram, na manhã desta quinta (18), a Operação Hightech.

A meta foi combater o contrabando e o descaminho de celulares e equipamentos eletrônicos, bem como lavagem de dinheiro e crimes tributários.

A operação foi deflagrada em caruaru, no Agreste pernambucano.

Os agentes da PF e auditores da Receita cumpriram dois mandados de busca e apreensão e medidas cautelares expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.

Os mandados foram cumpridos simultaneamente em endereços comercial e residencial.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Combate a Crimes Fazendários e se iniciaram em fevereiro de 2022, quando foi instaurado um inquérito policial.

A ideia era apurar os responsáveis pela comercialização de produtos eletrônicos diversos, objeto de descaminho, associado a "uma vultosa movimentação financeira atípica".

quinta-feira, 18 de abril de 2024

FMI piora projeção de déficit do Brasil para 2024 e 2025

 

O FMI (Fundo Monetário Internacional) piorou sua projeção para o déficit primário da economia brasileira em 2024. Em relatório divulgado nesta quarta-feira (17), o fundo revisou o dado de 0,2% para 0,6% do PIB.
A trajetória para os anos seguintes também piorou. O superávit de 0,2% previsto para 2025 foi revisado para um déficit de 0,3%. Agora, o fundo estima que o Brasil vai chegar a um déficit zero apenas em 2026, e registrar seu primeiro superávit, de 0,4%, em 2027.
“O caminho de consolidação fiscal das autoridades [brasileiras] visa a uma melhoria na posição da política fiscal no médio prazo, mas a incerteza quanto ao futuro permanece”, afirmou Vítor Gaspar, diretor do departamento de assuntos fiscais do FMI, em coletiva de imprensa nesta quarta.
A análise é que o alto endividamento e os custos incertos de financiamento da dívida pública exigem do Brasil —assim como de outros países em situação parecida— políticas fiscais e gestão de dívida mais “prudentes”.
“Colocar a dívida pública do Brasil em um caminho descendente exigira um esforço fiscal mais ambicioso e sustentável, ancorados no arcabouço fiscal, protegendo gastos sociais prioritários e gastos com investimentos ao mesmo tempo.”
Os números são mais pessimistas do que os do Ministério da Fazenda. Na segunda (15), o ministro Fernando Haddad confirmou que a meta prometida de superávit de 0,5% no próximo ano não será alcançada, mas disse que trabalha com o objetivo de zerar o déficit.
Por outro lado, o fundo melhorou a projeção para a dívida bruta brasileira neste ano. No último Monitor Fiscal, divulgado em outubro, a estimativa era de um percentual de 90,3% do PIB neste ano e 92,4% no próximo. Agora, o FMI projeta 86,7% e 89,3%, respectivamente.
Em ambos os cenários, a trajetória é de alta nos próximos anos. A diferença é que o fundo vê isso acontecer agora em um ritmo mais lento, chegando a 93,9% do PIB em 2029, percentual inferior aos 96% estimados anteriormente para o ano.
No relatório Monitor Fiscal, divulgado nesta quarta (17), o FMI também fez um apelo aos países para que resistam à tentação de aumento de gastos em ano eleitoral —em 2024, um recorde de 88 economias foram ou vão às urnas. Na visão do fundo, o mundo enfrenta uma situação fiscal frágil, com altos níveis de endividamento pós-pandemia agravados por um patamar elevado de taxas de juros, que encarecem o custo da dívida.
Segundo o fundo, pesquisas mostram que o déficit registrado em anos eleitorais tendem a superar as projeções em 0,4 ponto percentual.
“Esforços duradouros de consolidação fiscal são necessários para garantir finanças públicas sustentáveis e reconstruir reservas em um contexto de perspectivas de crescimento de médio prazo em desaceleração e altas taxas de juros reais. O aperto fiscal também apoiaria a ‘última milha’ da desinflação, especialmente em economias superaquecidas”, afirma o fundo.
Ele alerta, porém, que de 2022 para 2023, o percentual de países que implementaram medidas de ajuste fiscal caiu de 70% para 50%. A dívida pública global chegou a 93% do PIB, número 9 pontos acima do registrado pré-pandemia, escrevem os economistas do fundo Era Dabla-Norris, Vitor Gaspar, Marcos Poplawski-Ribeiro e Jiae Yoo.
A estimativa é que a dívida pública global alcance 99% do PIB em 2029, puxada por EUA e China. Para mitigar esse cenário, o FMI pede que os países criem regras fiscais e terminem imediatamente estímulos criados durante a pandemia, inclusive subsídios a energia.
A instituição também recomenda que as receitas de impostos sejam equilibradas com os gastos. No caso de países emergentes, o fundo vê espaço para ampliação da arrecadação via modernização do sistema tributário, ampliação da base de contribuintes e melhora da capacidade institucional de cobrá-los. Nesse sentido, o Brasil é citado como um dos exemplos de economias que promoveram uma reforma recentemente com esses objetivos.
Ao mesmo tempo, o FMI vê como oportunidades esforços multilaterais de reestruturação da dívida de países pobres, uma prioridade do G20, taxação de empresas e precificação de carbono. Esses dois últimos esforços, principalmente, são um caminho para bancar gastos necessários na transição energética e proteção da população mais vulnerável, enumera o fundo.
Portal Correio

Adolescente é apreendido levando cocaína em ônibus que saiu de Pernambuco e ia para o Ceará

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um adolescente de 17 anos, flagrado transportando cocaína, no Sertão de Pernambuco. Ele viajava em um ônibus interestadual abordado pelos policiais na BR-428, em Cabrobó.

A inquietude do adolescente motivada pela presença policial no coletivo foi o que chamou a atenção dos policiais rodoviários, que começaram a conversar com o adolescente. Além das respostas inconsistentes, ele parecia tentar esconder uma mochila sob suas pernas.

Com o menor, os policiais encontraram uma embalagem, envolta de fita isolante preta, do que ele disse ainda ser cocaína, o que foi constatado por meio do teste com reagente. Ele disse ainda que levaria o entorpecente até o Ceará, como forma de quitar dívida por compra de drogas.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó. O Conselho Tutelar também foi acionado pela Polícia Rodoviária Federal.


Com informações da Polícia Rodoviária Federal

CASO DA MULHER QUE LEVOU MORTO A AGÊNCIA BANCÁRIA GANHA DESTAQUE NO EXTERIOR E É COMPARADO A FILME

 

O caso da mulher que levou um morto para sacar R$ 17 mil em agência bancária em Bangu, na Zona Oeste do Rio, ganhou destaque na imprensa internacional.

Erika de Souza Vieira Nunes foi presa em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. Ela disse ser sobrinha e cuidadora de Paulo Roberto Braga, que tinha 68 anos. Paulo devia assinar um documento, mas, segundo o Samu, o idoso estava morto no guichê.

O episódio inusitado virou manchete do tabloide britânico “Daily Star”, que o comparou ao filme “Um Morto Muito Louco” (Weekend at Bernie’s, no título original), de 1989. Na produção, dois amigos (vividos por Andrew McCarthy e Jonathan Silverman) passam um fim de semana com um cadáver fingindo que ele ainda está vivo, após descobrirem uma fraude de US$ 2 milhões.

“Weekend at Bernie’s da vida real! Mulher leva ‘tio’ morto ao banco para assinar o empréstimo, alegando que ele simplesmente ‘nunca fala'”, destacou o periódico.

Numa das cenas do filme, o morto, como no episódio em Bangu, é “obrigado” a assinar um documento.

(Com informações do extra)

Inscrições para o Concurso Público do Brejo da Madre de Deus serão até esta sexta (19)

 

Brejo da Madre de Deus

Seguem abertas até a próxima sexta-feira (19) as inscrições para o concurso público da prefeitura do Brejo da Madre de Deus. A banca organizadora do certame é a ADM&TEC.

Ao todo, o certame será para o preenchimento de 450 vagas para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. As taxas de inscrições para os cargos de nível fundamental é de R$ 80,00, já para os níveis médio e técnico custam R$ 100,00, e para superior é de R$ 120,00.

Os vencimentos para os cargos definidos vão de R$ 1.344,00 a 5 mil, para jornadas de 40 horas semanais.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão preencher o formulário de inscrição disponível no site da banca até o dia 19 de abril.

Cargos e Salários

O processo seletivo oferece uma variedade de cargos, desde ensino fundamental até ensino superior completo, incluindo: Auxiliar de serviços gerais, pintor, pedreiro, porteiro, vigia, analista de trânsito, assistente administrativo, fiscal de tributos, motorista, professor, técnico de controle interno, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista.

Confira abaixo o edital completo:


quarta-feira, 17 de abril de 2024

Eletrobras inaugura polo de inovação no Recife em parceria com Porto Digital

 

Fernando Frazão/Agência Brasil

A Eletrobras inaugura, no dia 25 de abril (quinta-feira), o Polo Nordeste Innova'on Grid em parceria com o Porto Digital, visando ampliar as conexões da empresa na região e a produção de soluções tecnológicas que contribuam com a transição energética de forma sustentável e competitiva.

“Esta é uma oportunidade de a Eletrobras Chesf estreitar laços com diversos atores da região, que já tem experiência com inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Temos grandes parceiros com potencial de construir soluções inovadoras para o futuro da empresa e do Brasil, e queremos fomentar e incentivar isso cada vez mais. Essa experiência gera valor para a empresa, promove novos talentos e colabora ainda mais no desenvolvimento de toda a região”, destaca o CEO da empresa, Ivan Monteiro.

O Innova'on Grid é uma plataforma colaborativa que identifica parceiros qualificados para engajar com inovações. O processo é composto por três módulos: o Power Up, que testa soluções maduras existentes de forma rápida; o Spark, que se conecta com estudantes e encontra talentos; e a Tech Partnerships, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de fronteira com o ecossistema de inovação, abrindo portas para oportunidades de mercado.

A plataforma oferece aos parceiros a possibilidade de se relacionar com a Eletrobras em projetos de pesquisa e desenvolvimento e inovação, com suporte e mentoria de especialistas no setor elétrico.

“O Innova'on Grid vai identificar novos talentos, potencializar oportunidades de negócios e a exploração comercial das soluções, contribuindo com a sustentabilidade empresarial, gerando retorno aos acionistas e à sociedade”, afirma o vice-presidente de Inovação, Digital e TI da Eletrobras, Juliano Dantas.

Tragédia: Pai e filho morrem eletrocutados ao tentar fazer conserto em reservatório, na Paraíba

 

Pai e filho morreram eletrocutados na tarde dessa terça-feira (16) enquanto faziam o conserto de uma bomba d’água em Manaíra, no Sertão da Paraíba.
De acordo com informações da Polícia Militar repassadas à TV Cabo Branco, as vítimas estavam fazendo a manutenção em um reservatório e quando o pai foi ligar a extensão de energia ao motor, acabou sofrendo a descarga elétrica.
O filho tentou socorrer o pai, mas acabou eletrocutado também. A concessionária de energia precisou ser acionada para desligar o fornecimento de energia e possibilitar a retirada do corpo do local do incidente.
MaisPB

Passageiro é flagrado com 173 IPhones sem nota no aeroporto; mercadorias está avaliada em quase R$ 500 mil

 

Celulares foram retidos pela Receita Federal (Foto: Receita Federal/Divulgação)

Um passageiro foi flagrado com 173 celulares do tipo IPhone sem nota fiscal.

A mercadoria está avaliada em quase R$ 500 mil, segundo a Receita Federal.

O homem desembarcava no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/ Gilberto Freyre, na Zona Sul da cidade.

Por meio de nota divulgada nesta terça (16), a Receita federal informou que os telefones foram retidos no sábado (13).

A ação aconteceu em meio a uma fiscalização de rotina no terminal.
O passageiro estava com duas malas. Ele não apresentou notas fiscais dos produtos, ainda conforme a Receita federal.

"A ação evidencia a necessidade contínua de fiscalização para lidar com desafios relacionados ao combate do contrabando e descaminho de mercadorias, entre outros ilícitos, como forma de segurança nas operações aeroportuárias", disse a nota da Receita.

A Receita não informou se o passageiro foi preso ou se vai respnder em liberdade.

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...